PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito útil para empresas, podendo auxiliar no gerenciamento das atividades de implantação de projetos e planejamento dos negócios.

Todas as decisões sobre novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza, tanto em relação a informação nas quais estão baseadas, como em relação às suas consequências. Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é a sua orientação para a decisão. Isto significa que a pesquisa deve ser empreendida somente quando os seus resultados possam contribuir para diminuir a incerteza ou influenciar decisões. Não há qualquer razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de decisão (o empreendedor) não pretende alterar sua posição inicial, não acredita ou não compreende os seus verdadeiros resultados. A pesquisa não deve ser conduzida para satisfazer curiosidade pessoal ou para confirmar uma decisão que já está tomada.

Para o sucesso de um projeto de pesquisa mercadológica, o investidor deve despir-se de todos e quaisquer pressupostos. A informação, por si só, não leva à decisão nem ao sucesso: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas.

PARA QUE SERVE?

Para a abertura/expansão de um novo negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A partir da pesquisa de mercado, o futuro empreendedor saberá se poderá ou não abrir sua própria empresa, se será economicamente viável e se existe além de uma ideia, uma oportunidade. A pesquisa é um recurso vital que serve para:

    • Conhecer o perfil do cliente: caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc);
    • Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;
    • Analisar os fornecedores e as empresas que proporcionam produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição; políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e serviços;
    • Possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir uma classificação dos mesmos para orientar o processo de compras, ou, se for o caso, de terceirização de atividades;
    • Dimensionar o mercado;
    • Verificar o segmento de mercado mais lucrativo;
    • Detectar novas tendências;
    • Avaliar a performance de seus produtos e serviços;
    • Identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos;
    • Estudar através da pesquisa de clima organizacional, o ambiente interno das empresas, de forma a atacar efetivamente os principais focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho.

     

     

 

 

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